By Koji

Conhecido e respeitado pela sua habilidade em escolher pessoalmente os melhores peixes, chef Koji Yokomizo é o nome à frente do By Koji. Com 2 casas em São Paulo – uma no Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein –, Koji traz para o público paulistano requintes da mais tradicional gastronomia japonesa ao mesmo tempo que emprega com maestria elementos contemporâneos na sua cozinha. Uma história que começou ainda criança, através da paixão que nasceu com seu próprio pai pela pesca, responsável pelo fascínio do chef pelos peixes e que culminou no sucesso de quem conhece tão bem o ingrediente principal da culinária japonesa, que baseou o seu trabalho na habilidade de extrair os melhores cortes, tornando o prazer de degustar sushis e sashimis uma experiência única.

Prestes a inaugurar seu terceiro restaurante, desta vez em Portugal, Koji passou uma temporada no Japão na década de 90, quando trabalhou no restaurante Katsuragawa, na província de Mie. “Fui passar uma temporada no Japão, decidido a trabalhar em restaurante, mesmo que fosse de graça em troca de aprendizado”, comenta. No seu currículo estão também experiências em restaurantes como o Shundi & Tomodachi, Hanadoki e Mitsuyoshi.

Foi em 2012 que ele abriu sua primeira casa, no Estádio do Morumbi, com vista para o campo. A partir dali seu grande diferencial, a escolha minuciosa dos melhores e mais frescos  ingredientes, tornou o balcão de seu restaurante  parada obrigatória para os apreciadores da gastronomia da terra do sol nascente. “Não gosto de rotular o estilo da minha comida, mas procuro respeitar as tradições da culinária japonesa, fazendo uso nos restaurantes de algumas preparações mais contemporâneas”, afirma o Chef.

Além da casa no Estádio, o By Koji também está localizado no Hospital Albert Einstein. Em ambos o menu é basicamente o mesmo, apenas se diferenciando pelas restrições da alimentação Kosher no restaurante do Einstein. Reconhecido pela qualidade e apresentação do seus sushis e sashimis, o By Koji apresenta também outras preparações das cozinhas fria e quente da culinária japonesa. Entre os destaques do menu, estão o Tempurá de Shisô com tartar de atum, o Yakyudon (macarrão de udon refogado com carne de porco e katsuobushi) e a Merluza Negra do pacífico curtida no misso e grelhada.